AVANÇO DA VACINAÇÃO João Pessoa começa a imunizar pessoas de 25+ com deficiências e 35+, com comorbidades
A prefeitura de João Pessoa iniciou, nesta terça (dia 1), a vacinação de pessoas de 25 anos de idade (com a vacina Pfizer) ou mais que têm deficiência e também a primeira dose para aqueles de 35+ com comorbidades, afora trabalhadores de saúde com 25 anos ou mais, além das gestantes e puérperas com e sem comorbidades.
A segunda dose será aplicada para quem tomou a dose inicial da Coronavac (Butantan) até o dia 13 de abril e quem já completou 90 dias da primeira dose da Astrazeneca (Fiocruz).
As doses serão aplicadas no Instituto dos Cegos da Paraíba (Bairro dos Estados), Centro Helena Holanda (Pedro Gondim), Associação Pestalozzi da Paraíba (Cristo Redentor) e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae (Bancários), das 8h às 12h.
Deficiências – O grupo das pessoas com deficiência compreende: indivíduos com limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas, pessoas com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar e, finalmente, pessoas com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.
Gestantes e puérperas – As gestantes e puérperas (com e sem comorbidades) receberão a primeira dose do imunizante da Pfizer, exclusivamente mediante agendamento no app Vacina João Pessoa ou no site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. O atendimento para elas acontecerá na Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú) e nas Policlínicas Municipais de Mandacaru, Cristo, Mangabeira e Jaguaribe, das 8h às 12h.
Comorbidades – As comorbidades deste momento da vacinação incluem hipertensão arterial resistente (HAR) e nos estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade ou estágio 3, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos e pessoas com obesidade grau 3 – IMC >40.
Segunda dose – A segunda dose da vacina Coronavac (Butantan) será disponibilizada para quem tomou a primeira dose até 13 de abril, no Lyceu Paraibano (pedestres) e no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), no modelo drive thru, das 9h às 15h. Já a segunda dose da vacina Astrazeneca (Fiocruz) será disponibilizada no ponto de drive thru da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), também das 9h às 15h.
Agendamento – A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a localização de cada público para não haver confusão na procura pelo imunizante. Para facilitar a identificação do local, insiste na priorização do agendamento através do aplicativo Vacina João Pessoa ou no site vacina.joaopessoa.pb.gov.br.
Documentação exigida – Quem for tomar a vacina é essencial portar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF, comprovante de residência e, para gestantes, uma cópia do comprovante gestacional. No caso de pessoas com comorbidades ou com deficiência, levar cópia do laudo ou declaração médica que comprove sua condição.
Transporte gratuito – As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, respectivamente.