Uma batida da Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (19/06), no Aeroporto Internacional Castro Pinto, resultou na detenção de dois suspeitos de contrabandearem dezenas de canetas de remédio para emagrecimento. O voo era procedente de Guarulhos (SP).
De acordo com a Polícia Federal, foram encontradas nas bagagens dos suspeitos diversas canetas do medicamento Mounjaro (Tirzepatida 15mg), além de perfumes e smartphones, todos sem documentação fiscal, sem prescrição médica e sem autorização da Anvisa para entrada no País.
Ainda segundo a PF, uUm dos presos é velho conhecido da polícia, e já havia sido flagrado pela Receita Federal, em abril deste ano, no Aeroporto do Recife, transportando 638 canetas do mesmo medicamento, o que reforça o caráter sistemático da prática criminosa.
Estas canetas injetáveis funcionam por meio da ativação dos receptores GLP-1 e GIP, que são hormônios liberados naturalmente pelo intestino após uma refeição. A indicação médica é que sejam utilizadas para o tratamento de diabetes e outros distúrbios relacionados à insulina.
Os suspeitos foram encaminhados à Superintendência da Polícia Federal na Paraíba. Em nota, a Polícia Federal alertou que a importação de medicamentos sem a devida autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e sem prescrição médica configura crime federal e representa risco à saúde pública.