Bancada da Paraíba, pela posição na ordem de votação, pode selar a sorte do impeachment: Veneziano e Wellington estariam ainda indecisos
Há uma chance da bancada da Paraíba entrar para a história com aquela que decidiu a sorte da guerra do impeachment, neste domingo (dia 17). A Paraíba será o 23º Estado a votar, e seus doze deputados começarão a partir do 460º voto. Analistas em Brasília indicam que a esta altura a votação já poderá ter definido se o impeachment irá passar ou não.
Como se sabe, a ordem de chamada no plenário da Câmara Federal foi estabelecida pelo deputado Eduardo Cunha, presidente da Casa, e validada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Pelo acordado, as bancadas estaduais irão se alternar na votação. Os primeiros serão os deputados de Roraima, depois, virão os deputados do Rio Grande do Sul, todos em ordem alfabética dentro da bancada.
BANCADA DA PARAÍBA (sequência de votação) …
460º – Aguinaldo Ribeiro (PP) – a favor do impeachment
461º – Benjamin Maranhão (SD) – a favor
462º – Damião Feliciano (PDT) – contra
463º – Efraim Filho (DEM) – a favor
464º – Hugo Motta (PMDB) – a favor
465º – Luiz Couto (PT) – contra
466º – Manoel Junior (PMDB) – a favor
467º – Pedro Cunha Lima (PSDB) – a favor
468º – Rômulo Gouveia (PSD) – a favor
469º – Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) – a favor/indeciso
470º – Wellington Roberto (PR) – indeciso
471º – Wilson Filho (PTB) – a favor
Dois votos indefinidos – Nas últimas horas, correu a informação de que o deputado Veneziano, apesar de ter anunciado apoio ao impeachment em obediência à determinação do PMDB, teria emitido sinais em sentido contrário de apoio à presidente Dilma. Já o deputado Wellington Roberto afirmou que só irá se definir na hora da votação.
Primeiro e último votos – O primeiro voto na sessão desta quinta será do deputado Abel Mesquita Jr. (DEM), de Roraima, enquanto o último parlamentar a votar deverá ser Ronaldo Lessa (PDT), de Alagoas.