Bancada federal adota emenda de Maranhão para realização do Eixo de Piancó na Transposição
O senador Zé Maranhão conseguiu convencer a bancada federal em Brasília a acatar sua sugestão de destinar parte dos recursos orçamentários de suas emendas parlamentares ao Canal de Piancó, um braço a mais da Transposição. Os recursos reservados pela LOA (Lei Orçamentária Anual) à bancada do Estado vão a R$ 162,4 milhões.
Segundo o senador, a emenda deverá ser executada via Dnocs: “Os recursos para a construção do Terceiro Eixo abrem uma janela para o início da abertura desse canal que é essencial para o Alto Sertão da Paraíba e Vale do Sabugi, e não custa lembrar como é crítica a situação causada pela seca mais longa da história recente no Nordeste e que tanto castiga os paraibanos.”
O Terceiro Eixo de Piancó deverá garantir o abastecimento d`água em várias cidades, a partir de Patos, região de Espinharas e todo o Vale do Sabugi. “Como se sabe, as cidades que estão encravadas nessa área hoje contam com as águas do Sistema Coremas-Mãe D`água, através de um projeto executado ainda em meu Governo e, com esse ramal iremos garantir o suprimento de água suficiente para atender todos os municípios da região”, arrematou.