Bate boca na AL: Trócolli diz que governistas mudaram voto após “carão de RC”
Aconteceu durante a sessão desta manhã (quarta, dia 24), quando a Assembleia discutia os vetos do governador Ricardo Coutinho a projetos de deputados da oposição. Num certo momento, indignado com a mudança de voto de deputados governistas, Trócolli Júnior: “Tem deputado, que votou a favor dos projetos, depois recebeu um carão do governador e mudou o voto. Uma vergonha!”
Foi o suficiente para o tempo azedar ainda mais no plenário da Casa, que iniciou os trabalhos em temperatura máxima com a polêmica em torno do escândalo do Jampa Digital. Os deputados Janduhy Carneiro e Raniery Paulino chegaram, inclusive, a sugerir que o governador quebrasse também seu sigilo bancário, como fez eu vice, Rômulo Gouveia. Os governistas ironizaram a proposta.
Ao ouvir os comentários de Trócolli, o governista João Henrique se revoltou: “Não posso admitir levar um carão do governador. Acho esse comentário, deputado Trócolli, ofensivo e não posso admitir.” E mandou retirar das atas as declarações do colega. Trócolli voltou no mesmo tom: “Então, onde está carão bote ai reprimenda.” O que provocou o riso de pessoas nas galerias.
Os vetos tinham sido rejeitados, anteriormente, pela Comissão de Constituição e Justiça. Dentre eles, constam ao projeto 1292/2013, de autoria do deputado Carlos Batinga, dispondo sobre “a reserva de 80% de vagas, em prestações de serviços e obras públicas, para trabalhadores residentes na Paraíba em empresas contratadas pelo Governo do Estado”. Também o projeto 1324/2013, de autoria do deputado Aníbal Marcolino, instituindo a meia-entrada em espetáculos teatrais, musicais e esportivos para guardas municipais, foi mantido.
Já o deputado Anísio Maia ironizou que “o carimbo do “veto” não sai de cima da mesa do governador Ricardo Coutinho quando se trata de oposição. Um verdadeiro desserviço que ele presta à Paraíba agindo assim, sem se importar com o conteúdo das proposições. Basta ser da oposição que é veto na certa! Na ordem do dia de hoje, todos os 20 vetos do chefe do Executivo foram para projetos dos deputados da oposição, coincidentemente, sete contra projetos de minha autoria, que sou líder da bancada!”