A prefeitura de Campina Grande, em nota distribuída à Imprensa, esclarece, sobre o bloqueio das contas bancárias determinada pelo Tribunal de Contas do Estado, que os balancetes já foram devidamente encaminhados para os órgãos de controle externo e aciona a Corte para proceder o imediato desbloqueio.
Segundo o conselheiro-presidente Nominando Diniz, o bloqueio se deu em razão da não remessa do balancete mensal do mês de dezembro de 2022, até esta data. A decisão, inclusive, foi seguida de uma ofício encaminhado à Superintendência do Banco do Brasil, para que a determinação fosse cumprida devidamente.
Diz íntegra da nota da prefeitura…
A Prefeitura de Campina Grande informa que os relatórios pendentes de envio ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) – o que ensejou um eventual bloqueio nas transações bancárias do Município, nesta terça-feira, 7 – já foram encaminhados ao órgão de controle externo.
Ao mesmo tempo, esclarece que também foi solicitado ao presidente da corte de contas, Nominando Diniz Filho, o desbloqueio promovido pelo tribunal. No mesmo pedido, foi dada a explicação técnica de que o problema foi originado lamentavelmente por falhas no processo de transição entre os sistemas de gestão implantados na Prefeitura, em 2022.
A expectativa é de que, diante das providências adotadas, o TCE-PB torne nulo o bloqueio, com a consequente normalização das transações e pagamentos por parte do Município, já nesta quarta-feira, 8.
* (Imagem acima do Palácio do Bispo, sede da prefeitura de Campina Grande)