BOLSA DESEMPENHO (áudio) Associação volta a cobrar cumprimento de decisão judicial por parte do governo: “Desrespeito”
Em nota distribuída à Imprensa, no final de semana, a Assemp (Associação das Esposas, Mães e Pensionistas da PM) volta a cobrar do governo do Estado a aplicação da chamada Bolsa Desempenho, já arbitrada pela Justiça. Segundo Zoraide Gouveia, presidente da entidade, “o cumprimento da sentença está sendo desrespeitada pelo Estado”.
“O clamor das esposas e mães dos militares inativos se resume em ter de volta o direito que lhe foi tirado para que possam voltar a viver dignamente.”
CONFIRA ÍNTEGRA DA NOTA…
A reunião ocorrida no dia 18/11/2020, entre o Clube dos Oficiais, a Caixa Beneficente dos Oficiais e Praças e a Procuradoria Geral do Estado da Paraíba, a respeito do cumprimento da decisão judicial da gratificação “Bolsa Desempenho – INATIVOS da PM e BM/PB”, que resultou simplesmente na clara evidência da continuidade do Estado em procrastinar de forma ignóbil essa decisão já sacramentada em juízo, que não tem efeito suspensivo e que frustrou não só a nós que somos esposas e mães, mas também aos nossos maridos e filhos, resultaram em indignações por parte dos nossos militares inativos e de suas esposas, onde algumas dessas expuseram em desabafo, no dia 19 do corrente, o sofrimento que vêm enfrentando ao longo dos anos, tendo uma delas, Sra. Fátima, esposa de um Tenente, dito que no começo deste ano sofreu um infarto; que seu marido é doente e que vem tendo a ajuda do Coronel Francisco.
Em outro desabafo, bastante comovente, que espelha a situação pelo qual passam várias esposas e mães de policiais e bombeiros militares inativos, foi feito pela Sra. Nereuda, esposa de um Coronel, que aos prantos disse estar passando pela mesma situação da Sra. Fátima, adiantando que seu marido se encontra acamado há aproximadamente três anos; que precisa de fraldas e de GTT ( dispositivo que permite a alimentação em pacientes que não podem usar a via oral para a sua nutrição diária), ou seja está sendo alimentado por sonda, entre outros; que vive nesse sofrimento, e que diante dos gastos não sabe mais o que é fazer uma feira para sua casa; que seu filho teve que abandonar a faculdade para ajudar cuidar do pai e que ele, seu filho, vive em depressão pela situação em que vivem. É triste, muito triste ouvir o final do desabafo da Sra. Nereuda, que clama por misericórdia sem lacrimejar e sentir na pele os problemas enfrentados por aquela família. Estamos aqui divulgando apenas os relatos das esposas de Oficiais, um Tenente e um Coronel, imaginem o que estão passando as esposas das praças (do Soldado ao Subtenente) e suas famílias.
Abaixo desta nota estaremos divulgando os áudios das Sras. acima citadas, por ter sido autorizada por essas para assim fazer, onde ressaltamos que muitas outras esposas e mães têm esse mesmo desejo e até desabafam conosco, mas temem que seus nomes sejam divulgados devido as represálias impostas aos seus maridos que ao longo dos anos, enquanto na atividade, são amedrontados e ameaçados com punições impostas por um regulamento arcaico e anticonstitucional (RDPM) que ainda permanece em vigor na Polícia Militar da Paraíba, impondo também a sua família o mesmo temor e terror pelo qual passaram e passam na caserna.
O clamor das esposas e mães dos militares inativos se resume em ter de volta o direito que lhe foi tirado para que possam voltar a viver dignamente.
Aproveito para me dirigir a todas as esposas, mães e pensionistas da Polícia e dos Bombeiros Militares, sejamos a voz dos nossos maridos e filhos, pois não somos submetidas a nenhum regulamento. Comandante nenhum tem autoridade para calar a nossa voz, nem impedir que lutemos por direitos que também são nossos.
Aproveito também para pedir aos nossos militares estadual, ativos e inativos, que deixem suas esposas e mães lutarem por direitos que também são delas. Se libertem dos grilhões que os mantêm aprisionados nos porões do medo e das ameaças aos quais são submetidos por Comandantes descompromissados com os senhores e as senhoras e que têm como objetivo simplesmente se manterem no poder. Façam uma visita aos companheiros da velha guarda. Busquem com eles o aprendizado das lutas já travadas por melhores condições de vida e corrijam os erros por eles cometidos. Lembre-se que os senhores serão os inativos de amanhã e que os nossos veteranos já derramaram sangue, suor e lágrimas e estão ao longo de quase dez anos sendo sepultados vivos por um governo desumano, cuja maldade, se já não a tivesse, foi adquirida pelo seu antecessor e mentor da sua candidatura e eleição ao governo do nosso Estado da Paraíba.
Esta Associação não pode e nem deve compactuar com o prolongamento do padecer dos nossos maridos e filhos, motivo pelo qual reitera, respeitosamente, seu posicionamento contrário o qualquer negociação sobre gratificação “Bolsa Desempenho – INATIVOS da PM e BM/PB” que não seja o cumprimento imediato da sentença que foi imposta ao Estado.
Esperamos que o posicionamento das Entidades impetrantes da Ação seja se já não a fez, a imediata cobrança judicial do cumprimento da sentença que está sendo desrespeitada pelo Estado.
Por fim, registramos mais uma vez nossa indignação e repúdio aos Comandantes Gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, pela falta de compromisso com os seus comandados.
CONFIRA ÁUDIO DA ESPOSA DE UM POLICIAL MILITAR…