BOLSA DESEMPENHO Governador anuncia para janeiro incorporação de mais 20% nos vencimentos dos policiais
O governador João Azevedo anunciou, nessa quarta (28/12), em postagem nas redes sociais, que está promovendo a incorporação de mais 20% da Bolsa Desempenho para os policiais “as forças de Segurança” da Paraíba.
A incorporação, conforme o governador, começa a vigorar a partir de janeiro de 2023. Faz parte do acordo firmado, em janeiro deste ano (imagem acima), com os policiais, para a incorporação de forma escalonada do benefício.
Como no momento do acordo firmado com as categorias, houve uma primeira antecipação de 20%, a incorporação vai a 40%, no início do próximo ano. Pelos termos do acordo, a incorporação chegará a 100% até o final do governo.
Histórico – A chamada Bolsa Desempenho foi um penduricalho “inventado” pelo ex-governador Ricardo Coutinho, para compensar a ausência de reajuste salarial em sua gestão.
O detalhe era que, a concessão do abono não incorporava para fins de aposentadoria. Ao longo do tempo, sem reajuste e apenas como a Bolsa, os vencimentos ficaram extremamente defasados.
Além do mais, no momento da aposentadoria, os policiais perdiam praticamente a metade de seus vencimentos.