
Mais um indicador anunciado pelo CLP (Centro de Liderança Pública) sinaliza o bom momento da economia da Paraíba. O Estado passou a figuar em 1º lugar no Nordeste, e 5º no País, no Índice de Liquidez, que indica a relação entre obrigações financeiras e caixa bruto.
Segundo o CLP, “o indicador apura se o ente possui recursos prontamente utilizáveis e não vinculados para fazer frente às suas obrigações financeiras de curto prazo”. Ou seja, bom indicadores significa que o Estado possui reservas além de suas obrigações, com liquidez imediata para pagamentos.
De acordo com o CLP, a Paraíba, com indicador de 9,9% está em 5º no ranking nacional, atrás apenas Santa Catarina (5,5%), Goiás (5,8%), Paraná (6,9%) e Rondônia (9,4%). Quanto menor o indicador melhor a situação financeira, pois significa que o ente possui menos obrigações com o dinheiro disponível.
Cálculo – Essa pesquisa é realizada pelo Centro de Liderança Pública, que usa o “Índice de Liquidez” para medir a eficiência e solidez fiscal dos governos. Para realizar seu cálculo, o CLP computa tudo que o Estado tem de dinheiro e divide por tudo o que o Estado tem para pagar no curto prazo (dívidas e obrigações). O resultado é o índice.
CLP – O Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária dedicada a engajar a sociedade e a desenvolver líderes públicos para enfrentar os desafios mais urgentes do Brasil.
Há 12 anos, o CLP trabalha por um Estado Democrático de Direito que seja eficiente na utilização de recursos públicos e que respeite a coisa pública. Disponível numa plataforma on-line, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em indicadores distribuídos por diversas áreas.