Brasil Canadá 3.0 começa nesta 2ª e irá abordar intercâmbio e Cyberbullying
Começa nesta segunda (dia 3) e se estende até terça-feira, na Estação Ciência, a Brasil Canadá 3.0, uma conferência internacional que irá abordar as mídias digitais e seus impactos na sociedade. O evento envolverá segmentos do Governo, da academia e da indústria de TIC.
A ideia do evento, a exemplo da Conferência Canadá 3.0, realizada em Toronto, é mapear os principais desafios e as oportunidades que estimulam a economia digital no Brasil. Ao final, a organização pretende obter a “formulação de prioridades e estratégias de desenvolvimento sustentável com foco na melhor aplicação das mídias digitais”.
Entre os palestrantes, o professor Sidney Fels, especialista em Engenharia Elétrica e da Computação pela Universidade British Columbia, que será um dos debatedores da Sessão Técnica de tema “Abordagens Pedagógicas para formação de profissionais de TICs para atuar no mercado mundial”.
Segundo Fels, Brasil e Canadá são “duas nações ricas em recursos que podem fornecer liderança palpável na apropriação de tecnologias que resolverão alguns dos problemas mais complexos que a sociedade enfrenta ultimamente. Tais tecnologias dependem da utilização das TI para apoiar a gestão cuidadosa dos recursos e a empatia com as pessoas do mundo. Talvez, este fórum possa ser um ponto de partida para estabelecer uma posição coletiva acerca dessa perspectiva.”
Outro tema importante será “Como Combater Casos de Assédio e Abuso Sexual Infantil e Cyberbullying”, essa é a principal expectativa do professor de Direito da Informática da PUC/BA, Thiago Tavares, fundador da SaferNet, outro palestrante, que é uma referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet.
A conferência é uma realização do Ministério das Relações Exteriores, Governo da Paraíba, e tem como patrocinadores master o Comitê Gestor para Internet no Brasil (CGI.BR) e a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid). Mais detalhes e inscrições em www.br30.org.br.