CADÊ O CNJ? Até o caso de Lula no triplex será julgado, mas a AIJE do Empreender, não
A notícia vinda da Justiça Federal de que o ex-presidente Lula deverá ser julgado pelo TRF de Porto Alegre, em 24 de janeiro, gerou perplexidades na Paraíba. Claro, meu caro Paiakan, até Lula será julgado primeiro do que a AIJE do Empreender, na qual o Ministério Público Eleitoral pede a cassação do governador Ricardo Coutinho por abuso de poder na eleição de 2014.
Ou seja, até o ex-presidente será julgado, mas o governador, não. E olha que a ação envolvendo Lula, no caso do tríplex de Guarujá, é bem mais recente. A AIJE do Empreender se arrasta, há quase quatro anos, e o Tribunal Regional Eleitoral, provavelmente por conta de suas esfalfantes atividades, não encontra tempo para julgar. Um caso que é impossível não chamar a atenção pelo inusitado.
Também impressiona que este caso da AIJE ainda não tenha chegado ao conhecimento do Conselho Nacional de Justiça que, nos últimos tempos, tem sido tão rigoroso em questões de atraso na aplicação da Justiça. Como o TRE, que se encontra acima do bem e do mal, não dá justificativas a quem paga suas contas, que é o contribuinte, o cidadão fica sem saber porque o julgamento não foi realizado e dificilmente será até abril, quando RC deverá deixar o Governo para disputar o Senado.