A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30/7), a Operação Rede de Arrasto, no Vale do Piancó, para combater os crimes de estelionato majorado, lavagem de dinheiro e associação criminosa, envolvendo fraudes com o seguro-defeso. Foram cumpridos, durante esta manhã, três mandados de busca e apreensão expedidos pela 16ª Vara Federal.
A operação ocorreu na cidade de Diamante e, segundo as investigações da Polícia Federal, foram encontrados indícios de que o presidente de uma colônia de pescadores realizava cadastros de pessoas que nunca exerceram atividade de pesca como se fossem pescadores.
Ainda de acordo com as investigações, o suspeito cobrava até R$ 1 mil para realizar este serviço de cadastramento,visando fraudar o benefício do seguro-defeso, pago pelo Governo Federal ao pescador artesanal em períodos em que a pesca é proibida.
Seguro-defeso – O programa do Seguro-Defeso é de um serviço para pedir benefício para a pessoa que sobrevive da pesca artesanal, durante o período em que não puder realizar suas atividades devido à piracema. Este pedido é realizado totalmente pela internet e o pescador não precisa ir ao INSS.