CAIU NA REDE… Polícia Federal investiga farra com os recursos do Seguro Defeso destinado a pescadores
Há tempos o chamado Seguro Defeso tem sido alvo de denúncias. São denúncias do desvio de recursos da Previdência, com o pagamento do Seguro Defeso, destinado originalmente a pescadores artesanais, mas que termina sendo desviado para espertalhões. Nesse caso, nem sempre o que cai na rede é peixe.
Nessa linha, a Polícia Federal acaba de deflagrar a Operação Forte Velho para combater o uso indevido dos recursos. A operação foi realizada em parceria com o Núcleo de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério da Previdência e Trabalho.
Foram cumpridos, nesta quarta (27/09) dois mandados de busca e apreensão, em Santa Rita, segundo a Polícia Federal, para a coleta de provas visando a comprovação das fraudes previdenciárias realizadas por meio do cadastramento de pessoas que não execrem a atividade de pesca de forma profissional como pescadores, para recebimento indevido.
Os mandados foram expedidos pela 16ª Vara Federal de João Pessoa. O Seguro Defeso é um benefício pago pelo INSS ao pescador artesanal, que durante o período de proibição de pesca de determinada espécie, recebe o auxílio como compensação financeira pela impossibilidade de trabalhar temporariamente.(mais em https://tinyurl.com/5hdshhe5)