A Polícia Civil da Paraíba deflagrou a Operação Caixa Livre, que resultou no cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva contra integrantes de uma organização criminosa envolvida em furtos a grandes redes atacadistas e supermercados em vários estados do Nordeste.
A ação foi coordenada pela Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DCCPAT), em parceria com a Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN). As investigações começaram após um furto registrado em agosto de 2024, em um atacadista de Caicó (RN), onde o grupo subtraiu 72 garrafas de whisky e outros produtos de alto valor, utilizando distrações para enganar os funcionários.
Os suspeitos — três homens e uma mulher, todos de João Pessoa (PB) — possuem antecedentes criminais por delitos semelhantes cometidos na Bahia, Alagoas e Paraíba.
Os mandados foram cumpridos em João Pessoa e em unidades prisionais da Paraíba e do Ceará, onde dois dos investigados já estavam presos por outros crimes. A operação contou com apoio da Polícia Penal da Paraíba e da Delegacia de Polícia Civil de Orós (CE).
O nome “Caixa Livre” faz referência ao método usado pelo grupo, que criava distrações para reduzir a vigilância e sair pelos caixas com os produtos furtados.
redação