CALVÁRIO DA GASTANÇA – TCE cobra explicação de secretária já citada pelo Gaeco por pressionar Livânia para nomear aliados de RC em hospital
O Tribunal de Contas do Estado acaba de citar a secretária-executiva Íris Rodrigues Dantas Cavalcanti, por compras exorbitantes verificadas na Casa Civil. Íris, por coincidência, foi citada pelo desembargador Ricardo Vital, em seu despacho da Operação Calvário 5, como sendo a personagem que pressionava a ex-secretária Livânia Farias para nomear indicados pelo ex Ricardo Coutinho para o hospital Metropolitano de Santa Rita.
Está na página 9 do despacho a reprodução de um email enviado por Íris a Livânia, em 26 de abril de 2018: “Olá Livânia, estão pendentes as contratações de Adones (Júnior), Marcos Ferraz, ambos foram indicação do governador (Ricardo Coutinho) para a área administrativa do Metropolitano.”
A advogada Íris Rodrigues é uma das auxiliares mais antigas de Ricardo Coutinho, e trabalhou com ele na prefeitura de João Pessoa, entre 2005 e 2010, na Chefia de Gabinete.
Gastos – Conforme citação do TCE, houve gastos “exorbitantes com queijos, camarão, peixes e polvo, pagamento de custeios de hospedagens cumulativamente com pagamento de diárias, excessivo número de funcionários diários na Granja Santana, irregularidade em adesão a ata de registro de preço, ausência de regulamento que defina o grau de parentes e o número destes que podem residir na Granja do Governador”.
Ao todo, foram listadas 18 irregularidades. Também foi citada para apresentar defesa, em relação ao relatório dos auditores, a ex-secretária Ana Cláudia Vital do Rego.