CALVÁRIO DA SAÚDE Auditores do TCE pedem devolução de R$ 19,5 milhões da ex-secretária e diretores da Cruz Vermelha
Pode parecer apenas coincidência, mas, no mesmo dia em que o governador João Azevedo anunciou contratação da organização Acqua para terceirizar a gestão do Hospital de Trauma, eis que auditores do Tribunal de Contas do Estado emitiram relatório cobrando da CV a devolução da aos cofres públicos de R$ 19,5 milhões.
Os auditores decidiram punir a organização social, mesmo após defesa apresentada pela ex-secretária Cláudia Veras (Saúde), dos diretores do Hospital e dos representantes da Cruz Vermelha. O relatório aponta, entre outros, gastos desnecessários e irregularidades em contratos firmados no período de 01 de janeiro a 30 de setembro de 2018.
No relatório, os auditores apontam contratos onerosos sem necessidade e superfaturamento, gerando prejuízos de milhões de reais para aos cofres do Estado. As irregularidades apontadas, além da imputação de débito estão sendo atribuídos diretamente à ex-secretária Cláudia Veras, além de Milton Pacífico José Araújo, Sabrina Grasielle de Castro Bernardes e Sidney da Silva Schmid (diretores da CV).
Conforme a assessoria do TCE, o relatório dos auditores segue para o parecer do Ministério Público de Contas e, e na sequência, deverá ser encaminhado para sessão de julgamento pelos conselheiros do Tribunal, que irão julgar o relatório sobre as irregularidades, os valores a serem devolvidos e quem serão responsabilizados.