CALVÁRIO DE EX-PROCURADOR Gilberto volta ao banco dos réus no próximo dia 18
As más notícias para o ex-procurador Gilberto Carneiro, nas últimas horas, não se esgotaram na decisão da Justiça de absolver a advogada Laura Berquó em ação movida por ele no caso Bruno Ernesto. Já condenado pelo juiz Adilson Fabrício (1ª Vara Criminal) por falsificação de documento, Gilberto terá encontro com o juiz Giovanni Porto (5ª Vara Criminal), no próximo dia 18.
Neste caso, Gilberto foi denunciado pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro, pelo Gaeco, no âmbito da Operação Calvário. Sua defesa alegou improcedência da denúncia, mas o magistrado recusou: “Não sendo caso de absolvição sumária de nenhum dos acusados, determino o regular prosseguimento do feito… designo o dia 18 de novembro de 2019, às 14h, para a realização de audiência de instrução e julgamento.”
Segundo seus advogados, Geilson Salomão Leite e Gabriel Braga, o Gaeco não teria provas capazes de embasar a denúncia, por “ausência de justa causa para ação penal”. A ação foi resultado de uma delação premiada do ex-assessor Leandro Nunes Azevedo.