CALVÁRIO EM TAMBABA Decreto de Ricardo Coutinho abre caminho para privatização de praia com intermediação de prefeita e ex-secretário preso
A denúncia é das mais preocupantes. Mas, a julgar como verdadeira, pode resultar na privatização de uma das praias mais icônicas do País, em está no litoral do Conde: Tambaba. Trata-se, conforme relato de uma liderança política da cidade, decreto do ex Ricardo Coutinho prepara “o local com recursos públicos para que a iniciativa privada pudesse lucrar na região”.
Ainda segundo o relato, “desde que Márcia Lucena assumiu à prefeitura do Conde eles começaram uma higienização social na região litoral do Conde, o plano caminhava pra preparar o local com recursos públicos para que a iniciativa privada pudesse lucrar na região”. A operação teria a intermediação do ex-secretário Ivan Burity, preso, na semana passada, no âmbito da Operação Calvário.
Confira a íntegra da carta enviada ao Blog:
Helder, o motivo do meu contato é que um tema está passando à margem nesse imbróglio da Calvário e só vocês do Intrometidos podem fazer esse tema vir à público com mais força.
Veja bem, desde que Márcia Lucena assumiu à prefeitura do Conde eles começaram uma higienização social na região litoral do Conde, o plano caminhava pra preparar o local com recursos públicos para que a iniciativa privada pudesse lucrar na região.
Ricardo calçou algumas ruas da orla, a prefeita promoveu a expulsão dos comerciantes da orla (barranqueiros) e ele fez aquela praça em Jacumã, isso deu uma nova “cara” ao lugar, porém foi feito sem nenhuma responsabilidade social, os barraqueiros e pescadores foram expulsos da orla, alguns foram embora da cidade e outros inda hoje sobrevivem na região, inclusive alguns em estado de vulnerabilidade social imensa.
Mas o fato grave disso tudo vai além.
Preste atenção, por favor…
Em março de 2018, Márcia Lucena assinou a doação de uma área pertencente à Empresa Lord Negócios Imobiliários, empresa do rupo Vertical Engenharia.
Acontece que Área foi doada porque fazia parte da APA de Tambaba (Área de Proteção Ambiental de Tambaba), e toda e qualquer construção no local encontraria limitações por parte da prefeitura municipal e da SUDEMA.
No entanto, sem uma explicação lógica, a Lord decidiu dar a área para uma Federação de Naturismo com sede no Rio de Janeiro, a FBN-Federação Brasileira de Naturismo, essa associação até então nunca teve qualquer tipo de relação com Tambaba, mas a Lord doou os terrenos da região, isso tudo intermediado por Márcia Lucena e Ivan Buriti.
Imediatamente a Federação Brasileira de Naturismo firmou parceria com duas empresas, a Morada Incorporações e a Atenas Incorporações para lotearem a áreas e realizarem construções no local.
A área doada é imensa e abarca todas praia de Tambaba, que com essa doação para loteamento e construções se torna uma praia particular.
Acontece que após isso, os comerciantes locais e os nativos que sempre lutaram pra praia começaram a reagir, e iniciaram um movimento alertando que a área era uma APA e não poderia ser construído nada lá.
Começou também uma tentativa dos órgãos públicos de expulsarem as pessoas de Tambaba, houve atuação do Ivan Buriti, da Sudema, da Prefeita Márcia e de sua Prima Aurora Figueiredo, que era Secretária de Meio Ambiente.
O negócio começou a encontrar barreiras justamente por se tratar de uma APA.
Então, o que fez o governador Ricardo Coutinho, transformou a área em Área de Interesse Turístico, através do decreto 38413, de julho de 2018.
Pronto, agora as empresas que usam a fachada da Federação com sede no Rio de Janeiro poderiam construir a ver vontade na região, inclusive pelo decreto Tambaba seria uma área privada desse loteamento, tendo em vista queria limites do loteamento cercam toda área da praia.
Helder, o plano estava em curso, há boatos na cidade que seria construído um grande resort no local e que Ricardo terá participação nisso.
Porém, com a prisão de Ivan Buriti isso possa parar e vir à tona.
Estou te mandando algumas matérias sobre o caso (mais em http://bit.ly/35LphFj).
A matéria oficial da própria prefeitura do Conde falando da doação, mando também o Diário Oficial do Estado mostrando decreto de Ricardo Coutinho, e ainda mando uma matéria que o pessoal local de Tambaba conseguiu divulgar num site de João Pessoa.
Porém, acredito que se os Intrometidos repercutirem isso, talvez o assunto desperte a atenção de autoridades sobre esse negócio esdrúxulo que está em curso no Conde com a participação de Márcia Lucena, Ivan Buriti, Ricardo Coutinho, uma federação do Rio de Janeiro empresas do setor imobiliário para tornar Tambaba uma praia privada.