CALVÁRIO FAMILIAR Irmão de Ricardo Coutinho é flagrado trocando telefonemas com cabeças da organização criminosa que pagava propinas
A informação certamente não ajuda ao ex Ricardo Coutinho. Até pelo contrário. O fato é que as investigações do Gaeco do Rio de Janeiro detectaram no âmbito da Operação Calvário ligações muito perigosas entre cabeças do esquema criminoso infiltrado na Cruz Vermelha e seu irmão, Coriolano Coutinho.
Somente entre junho e agosto 2018, Coriolano trocou, pelo menos, seis ligações telefônicas com Michelle Louzada Cardoso, secretária particular de Daniel Gomes da Silva. Os dois estão presos no Rio de Janeiro, e são réus em ação que está sob julgamento na 42ª Vara Criminal do Rio de Janeiro.
E, até onde o Blog pode apurar, Michele e Daniel não apenas confirmaram as ligações trocadas com o irmão do ex-governador Ricardo Coutinho, como constam o áudio das ligações, após quebra do sigilo telefônico solicitada pelo Ministério Público e atendida pela Justiça. As ligações mostram como a ligação entre eles era muito familiar.
O registro está na página 135 da denúncia do Gaeco fluminense no âmbito da Operação Calvário, que diz ainda: “Coube também a Michelle Cardoso – sempre no cumprimento das determinações de Daniel Gomes da Silva – manter contato com parentes de agentes políticos, e mais especificamente com Coriolano Vieira Coutinho, irmão do (então) governador do Estado da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho.”
Propinas – E ainda a confirmação de como Michelle operava pagamento de propinas: “Além de entregar valores a agentes públicos, Michelle Cardoso também realiza outras movimentações com os valores em espécie que lhe são destinados a partir do desvio de recursos públicos, sempre em atendimento às determinações de Daniel Gomes da Silva.”