CALVÁRIO INTERESTADUAL Prefeito afastado de Paulista contratou sem licitação empresa da Paraíba citada em investigações, denuncia mídia de Pernambuco
O Gaeco de Pernambuco desencadeou, há poucos dias, a Operação Dracco, que resultou no afastamento do prefeito Júnior Matuto (PSB-Paulista), no âmbito das investigações de supostas irregularidades cometidas junto a secretários municipais e empresários, na contratação da empresa responsável pela coleta de lixo. E dai? O que isso tem a ver com a Paraíba. Só um detalhe…
Segundo o jornalista Ricardo Antunes a contratada pelo prefeito para a coleta de lixo teria sido uma empresa paraibaníssima. Publicou o jornalista : “Prefeitura de Paulista (PE) contratou sem licitação, e pela bagatela de R$ 2,9 milhões, uma nova fornecedora de serviços de limpeza urbana e destinação de lixo: a LimpMax. Para quem não se lembra, a empresa é a mesma que responde por diversos processos na Paraíba e está envolvida na Operação Calvário.”
E ainda: “O mais insólito é que toda a experiência da empresa LimpMax na área de limpeza urbana era o serviço em uma cidade de menos de 30 mil habitantes. O município de Conde que fica a 29 km de João Pessoa.”
Vários espaços de mídia de Pernambuco publicaram a reportagem como a própria prefeitura de Paulista (https://bit.ly/2ZTi1pW), que, em outubro de 2019, celebrava a parceria com a LimpMax: “Pensando nisso, a prefeitura do Paulista, através da empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos, a LIMPMAX, personalizou dois caminhões de lixos que estarão percorrendo toda cidade levando a mensagem “Faça o autoexame e previna-se contra o câncer de mama”.
Outros espaços também publicaram a parceria como o Blog do Edmar Lyra (https://bit.ly/30Cwl5u), Blog do Jamildo (https://bit.ly/3eR07Z7) e o Blog de Ricardo Antunes (https://bit.ly/2X5uS6P).
LimpMax – A empresa foi contratada pela prefeitura do Conde para a coleta do lixo da cidade, logo no início da gestão de Márcia Lucena. Há suspeitas de que os proprietários da empresa, que tem sede em Sousa, teriam ligação com a ex-secretária Livânia Farias, que foi presa na Operação Calvário. Houve quem especulasse até que Livânia poderia ser uma sócia oculta. Mas, até agora, essas informações estariam sendo investigas sob sigilo.