Câmara celebra parceria para integrar ações em favor das crianças com Síndrome de Down
A Câmara de João Pessoa vai se integrar às ações voltadas para as crianças com Síndrome de Down. Uma parceria foi estabelecida, esta manhã (quarta, dia 15), da Casa com o Instituto Primeiro Olhar, que tem um trabalho voltado especialmente às mães e crianças com esta síndrome. No dia 23, irá inclusive realizar audiência pública para tratar da questão.
“Queremos alcançar a população, não só a que desconhece o assunto, mas os profissionais de Saúde. Qualquer pessoa com Síndrome de Down pode estar inserida na sociedade em qualquer área. A nossa luta é pelo diagnóstico da Síndrome antes do nascimento”, alertou o vereador Thiago Lucena (PMN), que intermediou a visita do Instituto Primeiro Olhar.
Entre os assuntos tratados, destacou-se a ideia de tornar obrigatória e gratuita a realização do ecocardiograma para qualquer criança que nasça com Síndrome de Down. Isso possibilitaria detectar e tratar precocemente qualquer cardiopatia. Outro desafio é que as maternidades públicas e privadas disponibilizem o exame do cariótipo – para detectar anomalias genéticas relacionadas ao número de cromossomos – laudo necessário ao paciente com Síndrome de Down para realizar terapias específicas.
A parceria, segundo o presidente da Casa, vereador Marcos Vinicius, objetiva precisamente obter avanços nessa direção: “O Legislativo não poderia ficar ausente nessa luta.”
Defensoria – A Câmara também deu o “pontapé inicial” para uma parceria inédita com a Defensoria Pública da Paraíba (DPPB). Em visita ao presidente Marcos Vinicius, o diretor de Comunicação da DPPB, Gerardo Rabelo, solicitou um espaço na grade da TV Câmara para a exibição de um programa da instituição mostrando os serviços oferecidos a população.
Além da parceria na área de Comunicação, a defensora pública geral, Maria Madalena Abrantes Silva, vai assinar na próxima semana um termo de cooperação técnica, onde um advogado será disponibilizado para prestar atendimento a população na própria Câmara. A ideia é que a assistência jurídica gratuita chegue onde o povo está e este é o caso da Câmara Municipal, que diariamente recebe centenas de demandas da população.
Consumidor – A Câmara realizou, também nesta quarta-feira, sessão especial em alusão ao Dia Mundial do Consumidor. A propositura é do vereador Helton Renê, que é especialista no tema. O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído no dia 15 de março em razão de discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy, quando salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido