Câmara de João Pessoa será homenageada no Congresso Nacional pelos seus 70 anos
A Câmara de João Pessoa deverá ser homenageada pela Câmara Federal, pelas comemorações e eventos que têm marcado seus 70 anos de criação. A iniciativa foi do deputado Rômulo Gouveia (PSD), que apresentou um “voto de louvor” em favor da Casa: “Não poderíamos deixar de fazer esta homenagem. O resgate da democracia em 1947 sempre será uma das referências da história política do Brasil.”
“Só temos a agradecer pela iniciativa do deputado Rômulo Gouveia. Lembrando sempre que os 70 anos é um bom motivo para resgatarmos a história da Câmara de João Pessoa, que se confunde com a história da própria João Pessoa. Rômulo Gouveia é destaque na bancada paraibana em Brasília e isso enriquece ainda mais essa homenagem”, pontuou o presidente da Casa, vereador Marcos Vinicius,
Comemorações – Na última terça (dia 14), a Câmara de João Pessoa completou exatos 70 anos de sua reinstalação. As comemorações começaram em setembro, quando a TV Câmara JP lançou uma série de documentários que resgatam a memória da Casa e a atuação de seus vereadores. Batizada de ‘Câmara 70 Anos’, os programas ‘Especial’ e ‘Perfil’ vão ao ar toda segunda-feira.
O ponto alto dessa memória é o lançamento do documentário ‘Câmara: 70 Anos de História’ durante a ’12ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, às 15h, do dia 1º de dezembro, no Cinépolis do Manaíra Shopping.
Debates – Outra ação que celebra a data é o ciclo de debates ‘Câmara Aberta: diálogos da democracia’ que, reunindo nomes de destaque do cenário nacional, como o ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União, Wagner de Campos Rosário, o conselheiro Henrique Ávila, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o senador Antônio Anastasia (PSDB) e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT-SP), entre outros, tem por objetivo apresentar o panorama atual do país nas esferas do Legislativo, Executivo e Judiciário.
Também foi lançado um selo e um carimbo comemorativos e até o final do ano deverá ser lançado um livro que conta toda a trajetória da CMJP nesses 70 anos, além de uma peça teatral focada na vida e no legado do ex-vereador Napoleão Laureano, que dá nome à sede do Legislativo pessoense.