CANDIDATO A PULSO Ricardo Coutinho assume que está inelegível e recorre ao Supremo pra tentar derrubar decisão do TSE
O ex-governador Ricardo Coutinho, finalmente, assumiu que está inelegível para as eleições de outubro deste ano. Tanto que acaba de protocolar, junto ao Supremo Tribunal Federal, um recurso para tentar reverter a decisão de 2020 do Tribunal Superior Eleitoral, que determinou inelegibilidade por oito anos.
Seus advogados pedem num recurso extraordinário a suspensão os efeitos da condenação, com o intuito de reestabelecer a sua elegibilidade, que vai até novembro deste ano. O recurso, protocolado desde 10 de dezembro do ano passado, terá como relator a ministra Carmem Lúcia.
A pretensão do ex-governador é disputar as eleições de outubro. Talvez como candidato a deputado federal.
Pra entender – Em 2020, o Tribunal Superior Eleitoral condenou Ricardo Coutinho a pena inelegibilidade de oito anos, até novembro de 2022, no julgamento das AIJEs do Empreender PB, PBPrev e Fiscal, por uso da máquina pública nas eleições de 2014. O julgamento foi terminativo.
Contas – Além da inelegibilidade decretada pelo TSE, o ex-governador também pode ter outra decretada a partir da reprovação de suas contas de 2016 e 2017. Ao longo dos próximos meses, a Assembleia deverá se debruçar sobre o