CANTOU A BOLA Cida admite que o presidente Lula pode ter dois palanques na Paraíba

Segue a arenga no PT, dividido entre apoiar o prefeito Cícero Lucena (MDB) ou o vice-governador Lucas Ribeiro (Progressistas). O clima azedou, meu caro Paiakan, após o deputado Luiz Couto anunciar ter informações do presidente Lula de que a tendência é liberar a militância.

A fala de Couto irritou a presidente Cida Ramos, que deseja manter o controle do partido, inclusive para se valorizar no momento de anunciar qual opção irá adotar. No final de semana, circularam especulações indicando que Cida estaria propensa a apoiar a chapa governista, e que teria um desdobramento…

Neste caso, o governador João Azevedo (PSB) poderia nomear uma pessoa indicada por Cida para assumir uma futura Secretaria-executiva de Atenção à Pessoa com Deficiência. Cida não confirma ainda, apesar de ter reafirmado o alinhamento da bancada do PT na Assembleia ao Governo João Azevedo.

O fato gerou declarações da secretária Pollyanna Werton (PSB): “Não acredito que a deputada Cida Ramos vá condicionar o apoio dela à indicação de uma secretaria do Governo. A gente luta por pautas por espaço, para defender pautas, mas isso não pode ser condicionante.”

Pelo sim, pelo não, o senador Veneziano Vital do Rego (MDB) ligou o alerta. Acompanhado de Cícero, ele esteve, há alguns dias, com Cida, mas, aparentemente, não sentiu firmeza. Agora, foi advertido que os laços de Cida poderão se estreitar com o Governo.

Após encontro com Lula, em Salvador, Cida declarou: “Nós queremos dizer que o PT vai ter palanque na Paraíba. O presidente Lula pode ter dois palanques, ou um palanque e meio, porque ele tem aliados dois dois lados. Mas, com certeza, o PT da Paraíba vai ter uma posição oficial.”

No final, meu caro Paiakan, o que se projeta é que o PT deve mesmo anunciar apoio a Lucas, João Azevedo e… Veneziano. Com ressalvas. Veneziano sabe do poder de convencimento do deputado Hugo Motta (Republicanos) que, recentemente, foi muito elogiado por Lula em jantar na Granja do Torto. E deseja apoio para seu pai, o prefeito Nabor Wanderley (Republicanos).

E assim caminha a humanidade, meu caro Paiakan.