CAOA decide levar Hyundai para Caruaru
O empresário Carlos Alberto de Oliveira, dono do poderoso grupo CAOA, já decidiu instalar a montadora da Hyundai em Caruaru, e não em Campina Grande, como se chegou a especular, há algumas semanas. Ele alega que, diferente do Governo da Paraíba, o Governo de Pernambuco ofereceu todas as condições para a instalação do parque fabril naquele Estado.
A informação foi obtida pelo secretário Carlos Magno (Comunicação, Campina Grande), durante recente passagem do empresário por Campina. Em conversa com empresários campinenses, Carlos Alberto admitiu que está praticamente tudo encaminhado para a instalação da montadora em Caruaru. Só não declinou quando iniciará os trabalhos.
Significa que, depois da Fiat e provavelmente da Volkswagen, a Paraíba perde também a Hyundai para o vizinho estado de Pernambuco. Certamente deve fazer parte da parceria que existe o governador Ricardo Coutinho e o Eduardo Campos, desde as eleições de 2010. Eduardo, como se comenta na praça, financiou parte da campanha de Ricardo.
Eis o que diz o Blog de Carlos Magno: “Pouca gente tomou conhecimento, mas o empresário Carlos Alberto Oliveira Andrade, do Grupo CAOA, esteve em Campina Grande na semana passada. Sem holofotes, Carlos Alberto veio à cidade acompanhado das duas filhas do seu primeiro casamento, para participar do velório e sepultamento de seu ex-sogro, Josete do Ó.
A informação foi repassada ao Blog pela mesma fonte que, anteriormente, já havia repassado informações sobre a possível vinda de uma montadora de automóveis do Grupo CAOA para Campina Grande; e, posteriormente, que a vinda da montadora estava ameaçada. Agora, a fonte traz uma nova revelação.
Segundo esta fonte, que goza de amizade pessoal com o empresário, Carlos Alberto passou cerca de 24 horas em Campina, em companhia das duas netas de Josete do Ó, tempo suficiente para participar do velório e sepultamento do ex-sogro e de comentar sobre a possibilidade de investimentos na Paraíba.
Em contato com um outro amigo em comum aqui em Campina, durante o sepultamento do ex-sogro, Carlos Alberto foi enfático, ao afirmar que está praticamente sacramentado que a montadora será instalada na cidade de Caruaru, no vizinho estado de Pernambuco. O motivo, segundo Carlos Alberto, é simples: apoio do Governo do Estado de Pernambuco.
Pelo menos é isso o que se conclui, pelo diálogo travado entre o empresário Carlos Alberto e o amigo:
Amigo – A propósito, Carlos Alberto, como está a questão da instalação da montadora aqui em Campina Grande?
Carlos Alberto – Olha, posso dizer que, neste momento, há 90% de chances de nós instalarmos a montadora em Caruaru.
Amigo – Mas porque Caruaru e não Campina Grande ou outra cidade da Paraíba?
Carlos Alberto – Simples: é porque o Governo do Estado de Pernambuco deu tudo o que nós queríamos. Aliás, digo melhor, deu até um pouco mais do que pedimos.
Nada mais foi dito; nem nada mais foi perguntado.
Como se viu, o diálogo foi rápido, mas suficiente para que tiremos todas as conclusões necessárias. Como o amigo não teve a oportunidade de entrar em detalhes, não se sabe, ao certo, o que o Governo do Estado de Pernambuco ofereceu de tão atrativo, que a Paraíba não possa oferecer.
A propósito, não sei se tem algo a ver ou não, mas esta semana vazou na internet uma reprodução de uma página de uma suposta revista que circularia em Caruaru dando conta de que, realmente, a montadora do grupo CAOA vai mesmo para a cidade pernambucana. A imagem não é muito boa, já que foi reproduzida do facebook. Mas, de qualquer forma, aproveito para publicá-la, para que os leitores tirem suas conclusões.
Agora, faço um alerta: das outras vezes que publiquei informações exclusivas neste espaço sobre a questão da instalação da montadora da FIAT em Pernambuco e sobre a Paraíba perder a montadora da CAOA também para Pernambuco, alguns colegas de imprensa me criticaram, antes de checar a veracidade das informações e procurar as autoridades.
Só depois de o assunto ser bastante ‘mastigado’ na imprensa é que foram atrás do governador Ricardo Coutinho e do próprio Carlos Alberto. Agora, que tal mudar os hábitos, hein, pessoal?”