A Academia Paraíba de Letras promove, entre os dias 23 a 26 de outubro, o Congresso Nacional das Academias de Letras do Brasil. O evento integra as atividades do Fórum Fala.Br, que “representa, une, fortalece, fomenta e estabelece uma conexão entre as entidades e seus imortais”.
O Congresso terá como tema-maior “A importância das academias de letras na formação cultural de sua gente”. Durante o evento, além da instalação do Fórum, também haverá debates sobre literatura, debates, lançamento de livros e um foco especial sobre a literatura paraíbana.
O Congresso será aberto, às 18h do dia 23 (quinta-feira), no Centro Cultural São Francisco, com recepção aos acadêmicos pelo escritor Joaquim Falcão, da Academia Brasileira de Letras, também uma saudação do presidente da APL, Ramalho Leite, seguida da entrega do título de sócio-benemérito ao governador João Azevedo.
Na manhã da sexta-feira (dia 24), haverá a instalação oficial do Fórum Fala.Br, com debate sobre a importância das academias de letras. No período da tarde, um Painel sobre os expoentes da literatura paraibana os acadêmicos Hildeberto Barbosa (sobre Zé Américo), Ângela Bezerra (Ariano Suassuna) e Maria das Graças Santiago (Zé Lins do Rego), seguido de um debate com a escritora Mary Del Priore.
No sábado, haverá uma palestra sobre o poeta Augusto dos Anjos com o professor Milton Marques Júnior, seguido da jornada “os caminhos de Augusto”, no Centro Histórico. O evento terá sequência com a elaboração da Carta da Paraíba, e terá a programação do sábado encerrada com um passeio Pôr do Sol do Jacaré. Durante o evento, o cartunista Régis Soares estará expondo charges com imortais das academias.
O Congresso Nacional de Academias tem o patrocínio do Governo da Paraíba e Caixa Econômica Federal, e apoio da Prefeitura de João Pessoa (Funjope), Tribunal de Justiça da Paraíba, Assembleia Legislativa e Confraria Sol das Letras.