Cartaxo anuncia mais secretários e dá cartão vermelho a Roseana
A rigor, a rigor, o fato novo na terceira fornada de auxiliares anunciada pelo futuro prefeito Luciano Cartaxo foi o médico sanitarista Lindemberg Medeiros, na Secretaria de Saúde. Nem tanto pelo nome anunciado, muito mais por toda a expectativa em torno da atual Roseana Meira. Expectativa criada pelo próprio Cartaxo quando não liquidou a fatura nos primeiros rounds.
Soou igualmente estranha a criação de duas secretarias, claramente para acomodar aliados. Uma prática que o próprio Cartaxo andou abominando de viés na campanha eleitoral, quanto a prática de certos ex-prefeitos. A Secretaria de segurança foi destinada ao vereador Geraldo Amorim, pedetista aliado de primeira hora. Já a pasta de Articulação Política foi reservada para o presidente do PT, Rodrigo Soares.
Também é de estranhar a nomeação da competente jornalista Marly Lucio para a Secretaria de Ciência e Tecnologia (!), quando seu principal foco é a Comunicação. Bem, profissional capaz como ela é, certamente irá se desvencilhar bem das novas atribuições, mesmo desviada de sua função. Poderia render mais ao lado do professor Marcos Alves.
Na Secretaria de Esportes, uma justiça: a nomeação de Sérgio Meira, um desportista conhecido na área. Uma injustiça: a não permanência do Professor União, que vem desempenhando um bom trabalho. Nada contra Oscar Moura Diniz. Há, por fim, que se estranhar a ausência do administrador e historiador Ruy Leitão, aliado de primeira hora e um quadro de grande potencial gerencial.
No demais, nomes de peso somam muito ao secretariado como Hildevânio de Souza Macedo, petista, que vai para a Secretaria do Orçamento Democrático, Maria do Socorro Gadelha Campos, confirmada na pasta de Habitação, e Nadja Palitot, no Procon Municipal, com envergadura para assumir até postos de maior relevância, pela competência e dinamismo.