Cartaxo anuncia reajuste para professores que passam a ganhar 30% acima do piso nacional e da rede estadual
O prefeito Luciano Cartaxo manteve a promessa com os professores da rede municipal e anunciou, nesta segunda (dia 22), 6,81% de aumento salarial para os docentes. Com isso, os vencimentos da categoria atingem um valor, em média, de 30% acima do Piso Nacional da Educação. O reajuste passa a valer de forma integral, já retroativo a janeiro.
O aumento foi definido durante reunião do prefeito Luciano Cartaxo e auxiliares com a direção do Sitem (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de João Pessoa). A medida, segundo Cartaxo, “integra o plano de valorização do magistério, impactando de forma direta na qualidade do ensino, afinal, a gente só pode falar em uma cidade melhor, quando a educação aponta para o futuro de uma geração”.
Os salários dos professores, no regime de 30h e no início de carreira, é de R$ 2.353,02. Já os docent5es com mestrado e doutorado recebem salários até três vezes maior do que o Piso Nacional de Salários. No caso de professores com doutorado, por exemplo, a Prefeitura de João Pessoa paga salários até 324% superior ao Piso Nacional, chegando a R$ 7.826,60.
Arrematou o prefeito: “Essa é uma transformação que começa na sala de aula, com escolas em novo padrão, ampliação do ensino em tempo integral, concurso público para os profissionais da rede, além de professores motivados. Mais do que um compromisso, essa tem sido uma prioridade de gestão.” A rede municipal beneficia mais de 63 mil alunos, contando com a dedicação de cerca de 4 mil professores.
Creches – Durante a reunião, o prefeito lembrou como João Pessoa já detém a maior rede creches da Paraíba, com 52 unidades construídas e reformadas e mais de 13 mil estudantes matriculados. A partir do início do ano letivo 2018, a cidade terá 28 escolas em tempo integral, mais do que o dobro do que existia há seis anos.
Governo – O governador Ricardo Coutinho também anunciou, nesta segunda, durante seu programa na Rádio Tabajara, reajuste de 6,81% ao piso dos professores: “Disse publicamente, ao povo da Paraíba, em 2014, que estabelecerias as coisas. Estabeleci o retorno do plano de cargos, com promoções horizontais e verticais, este ano, em janeiro estou aplicando do piso nacional do magistério para toda a tabela, começa do a1 e vou aplicar os 6,81 % para toda a tabela.”
Mesmo com o aumento, os professores da rede estadual seguem ganhando bem menos do que os docentes da rede municipal.