Cartaxo derrota RC pela segunda vez, consolida liderança em João Pessoa e se projeta para 2018
A maior vitória dessas eleições ocorreu, sem a menor dúvida, em João Pessoa. E por várias razões. O prefeito Luciano Cartaxo venceu, por duas vezes seguidas, o governador Ricardo Coutinho que, se não foi candidato oficial, assumiu todos os riscos como candidato virtual. Há quatro anos, bancou Estela Bezerra e perdeu. Agora, Cida Ramos. A derrota não vai pra contas delas. Vai pra conta do governador.
Até por isso mesmo, a vitória foi ainda mais expressiva. Não há comparação, por exemplo, com a reeleição do então prefeito Ricardo Coutinho, em 2008. Naquela ocasião, RC disputou contra João Gonçalves, que não teve apoio unânime de seu partido, o PSDB, e sequer do então governador Cássio Cunha Lima. Agora, Luciano enfrentou o governador e sua conhecida capacidade de mobilizar a máquina estatal.
Até por estar no maior colégio eleitoral da Paraíba, Cartaxo também emerge das urnas como uma das maiores lideranças do Estado, e começa a fazer realmente sombra a Ricardo Coutinho. E se consolida num cenário em que Ricardo Coutinho caminha para o final de mandato e, portanto, para o enfraquecimento de sua liderança. Ou seja, um cresce e outro decresce.
E, não há como esconder: Cartaxo reeleito já passa a ser especulado como um forte candidato a governador em 2018. Vai depender, obviamente, da condução de sua administração pelos próximos dois anos. Mas, se mantiver o ritmo empreendido no primeiro mandato, ele será inequivocamente um postulante com grande potencial e um vetor importante para a disputa.
De quebra, terá grande chance de estreitar os laços com o PMDB. Já que, uma vez deixando a Prefeitura para disputar o Governo, deixará a Prefeitura com o vice, o peemedebista Manuel Júnior, e este poderá ser um elemento decisivo para o embate de 2018.