Cartaxo e Charlington impõem dura derrota a Couto e RC
O resultado das eleições deste final de semana no PT vão além da vitória acachapante de Charlington Machado, com 75% dos votos válidos. Primeiro, carimbou a liderança do prefeito Luciano Cartaxo dentro do partido. Depois, expôs o quanto caducou o projeto de apoio ao governador Ricardo Coutinho, ardorosamente defendido pelo deputado Luiz Couto.
Aliás, Couto deixou a disputa com o maior derrotado, esmagado pelo placar de um inesperado terceiro lugar. Os números parecem mostrar que sua liderança no partido realmente expirou. Perdeu a validade, talvez precisamente por abraçar esse evangelho superado do apoio a RC, depois do PSB ter rompido nacionalmente com o PT. Certamente merece uma penitência.
Já o governador, ao perder seu principal coroinha dentro do PT, foi o segundo maior derrotado na disputa do partido. Aliás, é a segunda derrota em menos de uma semana, depois do resultado das eleições no PPS, quando o vice-prefeito Nonato Bandeira derrotou, também de maneira fragorosa, aliados infiltrados do governador no partido. Um dado importante para se meditar.
Ao deputado Couto resta, a partir de agora, se dobrar ao resultado das urnas, que apesar de apocalípticos aos seus planos, foram eloquentes. Certamente terá de entregar os cargos que andou indicando no Governo RC. Ou ter que amargar o constrangimento maior de assistir a desfiliação de todos eles do seu partido. Com o resultado das eleições desse domingo, parece inevitável.
Resultado das eleições – No cômputo geral do Estado o candidato Charlington Machado somou 4.113 votos, contra 2.367 de Lenildo e apenas 788, para Luiz Couto. Já no Diretório Municipal de João Pessoa, o candidato Lucélio Cartaxo obteve 1.945 (92% dos votos), enquanto o candidato Junior apoiado por Luiz Couto e Ricardo Coutinho alcançou apenas 252 votos. Resultado até as 22 horas deste domingo.