Cartaxo é diplomado, sinaliza fim de nepotismo e se contrapõe a comportamento de RC
O prefeito Luciano Cartaxo, diplomado na noite desta quinta (Dia 16), pela Justiça Eleitoral, tem se esmerado num contraponto de comportamento importante em relação principalmente ao governador Ricardo Coutinho. E essa talvez seja a sua principal força propulsora para, se for o caso, disputar o Governo em 2018, contra um eventual candidato do governador.
Apenas para relembrar: nas últimas semanas, enquanto o governador judicializou sua relação com o Governo Federal, especialmente quanto à liberação dos recursos para o Viaduto Sivuca (do Geisel) e a repatriação dos dólares, Cartaxo foi a Brasília e dialogou serenamente com o Governo, quanto à liberação de recursos, sem coações ou pressões de qualquer ordem.
Nos últimos dias, enquanto o governador seguiu com a sua política de fechamento de escolas, pelo menos mais duas (Coremas e em João Pessoa), o prefeito entregou mais escolas à população. Há um claro contraponto entre eles. Agora, Cartaxo anuncia duas iniciativas mais do que importantes: proíbe a contratação de parentes de secretários e anuncia redução na nomeação de temporários.
A ideia, no caso dos temporários, reduzir gradualmente de pelo menos 5% ao ano no número de prestadores de serviço. Com isso, admitiu o prefeito, a gestão municipal vai se obrigar a reduzir vagas, se adequando às exigências impostas pela crise, e a realizar concursos públicos. Só haverá contratação em caráter realmente emergencial. ~
Tudo o que o Governo do Estado, sob gestão girassol, não faz. Segue sem nomear os concursados, e prossegue nomeando, não apenas temporários, mas especialmente os chamados codificados, que recebem na boca do caixa apenas com a apresentação de seu CPF.