Cartaxo entrega 15ª creche e manda o recado: “É melhor construir creche, e novas escolas, hoje do que presídios amanhã”
O prefeito Luciano Cartaxo produziu uma frase emblemática, esta segunda-feira (dia 23), ao entregar mais uma creche (a 15ª de sua gestão), o Crei (Centro de Referência em Educação Infantil) no Planalto da Boa Esperança (Valentina): “Costumo dizer que é melhor construir creche, e novas escolas, hoje do que presídios amanhã.”
Para alguns, foi um recado. Com endereço certo. Afinal, com sabe muito bem, o governador Ricardo Coutinho já fechou, em seis anos de gestão, mais de 230 escolas estaduais. O número é incerto, porque o Governo faz questão de omitir. Na verdade, a frase de Cartaxo acentua a diferença de estilo em relação ao governador, no capítulo da Educação.
Vagas – Nos últimos três anos, a Prefeitura triplicou o número de vagas nas creches do município, de quatro mil para 12 mil. Para Cartaxo, “além do impacto financeiro para as famílias, o investimento na educação infantil contribui, mesmo que indiretamente, para a melhoria nos índices de segurança na Capital”.
Estrutura – O novo Crei tem 2.800 metros quadrados, com estrutura, construída num sistema integrado que o material PVC concretado. Conta com playground, recepção, secretaria, diretoria, sala dos professores, almoxarifado, banheiros, oito salas de aula climatizadas, uma sala de informática, pátio coberto, pátio descoberto, cozinha, dispensa, copa, caixa d’água, lactário, lavanderia e estacionamento.
Conta também com salas do servidor, elétrica e de multiuso. A obra contou com investimento de cerca de R$ 1,66 milhão para construção e acabamento, além de R$ 94 mil destinados à compra de equipamentos e mobília.