Cartaxo entrega a 54ª creche e eleva para 1,9 mil o número de vagas em berçários: “A criança é nossa prioridade”
O prefeito Luciano Cartaxo, que deverá deixar a Prefeitura em abril para disputar o Governo do Estado, deixará uma marca importante de sua gestão: a rede de creches que inaugurou ao longo dos últimos seis anos. Nesta sexta (dia 16), Cartaxo entregou a sua 54ª unidade (a Noêmia Trindade), no Funcionários IV, devidamente modernizada, num investimento de R$ 2,4 milhões.
É provavelmente o mais arrojado programa de creches do Estado. Pra se ter uma ideia, em 2013, João Pessoa tinha apenas 213 vagas em berçários e, hoje, já são aproximadamente 1.900, uma ampliação de quase nove vezes as vagas dedicadas aos bebês e crianças de até três anos, fazendo com que mais crianças tenham o primeiro acesso à escola cada vez mais cedo.
Segundo Cartaxo, no início de 2013, eram apenas 13 turmas de berçário e, hoje, já são 86 turmas: “Para cuidar das crianças, cada turma de berçário conta com uma professora e uma cuidadora (berçaristas) a cada cinco bebês. A mães precisam ter segurança e confiança para deixar seus filhos em uma creche enquanto buscam o mercado de trabalho.”
E arrematou o prefeito, durante a inauguração desta sexta: “Desde 2013 (quando assumiu a Prefeitura), a gente está enfrentando o desafio que é transformar a educação de João Pessoa. E nós começamos este trabalho pelas creches porque entendemos a importância de se combater as desigualdades e oferecer uma educação de qualidade desde os primeiros meses de vida. A criança é nossa prioridade.”