Cartaxo entrega reforma da Casa da Pólvora no Centro Histórico
O prefeito Luciano Cartaxo marca ponto importante, ao entregar nesta quinta (dia 03), a Casa da Pólvora, que foi totalmente reformada. Trata-se de um dos principais patrimônios arqueológicos de João Pessoa. Sua reabertura, de fato, resgata o valor histórico e turístico de um monumento marcante da História de João Pessoa.
A Prefeitura investiu R$ 1,3 milhão em sua restauração, com recursos da própria Prefeitura e do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). “Essa reforma representa um resgate importante para a memória da cidade. A história da Casa da Pólvora se confunde a do nosso povo”, comemora o prefeito Luciano Cartaxo.
Além da Praça da Pedra, já entregue, estão sendo reformadas também a Lagoa e a Praça João Pessoa. O projeto do Centro Cultural e do Parque Casa da Pólvora inclui a restauração do prédio, que foi tombado em 1938 pelo Patrimônio Histórico Cultural Nacional, além da construção de um parque ecológico em seu entorno.
O complexo contará com espaço para um café cultural, um teatro de arena (que funcionará como anfiteatro) e uma sede administrativa. No prédio da Casa da Pólvora também haverá espaço para exposições.