Cartaxo mostra cautela e mescla equipe com agristas e novatos
Pelo menos nessa primeira fornada, o prefeito eleito Luciano Cartaxo anunciou uma equipe mesclada entre os novos, de sua cota pessoal e em conjunto com o PT e PMDB, e os que compõem o time do atual prefeito Luciano Agra. E, claro, mandou um recado à praça (leia-se o governador), formalizando o vereador Bira como seu líder na Câmara.
A expectativa começa a girar, a partir de agora, para a indicação de pasta emblemáticas como Saúde, atualmente titulada pela secretária Roseana Meira, considerada braço direito de Luciano Agra e uma de suas principais articuladoras. E há o caso da Secretaria de Transparência, que está vaga desde a saída de Alexandre Urquiza.
Até onde a vista alcança, Cartaxo apresentou a primeira parte da equipe, para atender uma expectativa da opinião pública, que já estava impaciente com a demora na indicação do time. De outro lado, vai esperar a reação da população e de setores aliados (especialmente ligados ao prefeito Agra), com os nomes apresentados, para indicar o restante da equipe.
Os novos foram:
Fábio Guerra (Secretaria da Receita), auditor fiscal, tem ligações com setores do Sindifisco, que apoiaram Cartaxo.
Marcus Alves (Comunicação Social), já era o nome mais especulado para o cargo. Acompanha Cartaxo já de algum tempo.
Maurício Burity (Diretor Executivo da Fundação Cultural de João Pessoa – Funjope), no lugar de Lúcio Villar. Tem fortes ligações com o PMDB.
Rodrigo Farias (Procuradoria-Geral), irmão do senador Lindberg Farias, entra na cota do PT. Trabalhou na campanha como coordenador jurídico e já era esperado.
Rômulo Polari (Planejamento), desde que foi nomeado coordenador da equipe de transição já era esperado no primeiro-escalão. Cota pessoal do prefeito
Sérgio Ricardo (Controladoria Geral do Município), vem da chefia de gabinete do desembargador Lorenzo de Serpa.
Zenedy Bezerra (Secretário Chefe de Gabinete do Prefeito), já era chefe de gabinete do deputado Luciano Cartaxo.
Já os nomes mantidos que, aparentemente, entram na cota do prefeito Luciano Agra, são:
André Luiz Coelho (Diretor Executivo Adjunto da Funjope), tem muitas ligações com a secretária Roseana Meira (Saúde).
Nilton Pereira de Andrade (Superintendência da Mobilidade Urbana)
Luis Sousa Júnior (Educação e Cultura). O professor Éder Dantas, que também é da UFPB, esteve cotado para o cargo, mas deve ocupar outra pasta.
Raimundo Nunes (Secretaria do Trabalho Produção e Renda), uma unanimidade pela condução do Empreender-JP.
Ronaldo Guerra (Secretaria de Infraestrutura) deixa o cargo da Chefia de Gabinete e também a Articulação Política, que atualmente acumula.