Cartaxo proíbe fichas sujas na Prefeitura. Já no Estado…
Enquanto o governador Ricardo Coutinho segue mantendo em sua gestão vários auxiliares considerados ficha suja, o prefeito Luciano Cartaxo assinou, nesta terça (dia 4), decreto que institui a obrigatoriedade da ficha limpa para a ocupação de cargos no Município. Cartaxo enfatizou a necessidade de consolidar “a ética e a transparência na administração municipal”.
Como se sabe, o governador RC mantém em sua administração os secretários Carlos Antônio (Interiorização) e Adriano Galdino (Casa Civil), considerados ficha suja. Carlos chegou, inclusive, a renunciar da disputa pela prefeitura de Cajazeiras (colocou a esposa em seu lugar) em 2012, precisamente por ter sido atingido pela Lei 135, a chama Lei da Ficha Limpa.
Já Adriano Galdino teve, recentemente, uma sentença confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça por improbidade administrativa. O comunicado, inclusive, já foi remetido pela Justiça para que a Assembleia Galdino perca seu mandato de deputado estadual. Inclusive, com sua saída, quem deve assumir a vaga em definitivo é o deputado Assis Quintans.
De acordo com o decreto do prefeito Cartaxo, o regime de “Ficha Limpa” terá validade para os servidores comissionados ou em cargos de confiança que façam parte da administração direta ou indireta do Município. Tais cargos não poderão mais ser ocupados por cidadãos condenados por crime eleitoral ou qualquer outro tipo de crime, ou ainda por cidadãos que tenham tido os seus direitos políticos cassados.
Já no Estado…