Cartaxo vai aos EUA assinar convênio de US$ 100 milhões com o BID
O prefeito Luciano Cartaxo participou de um fórum mundial de prefeitos, na Espanha, em junho. Na ocasião apalavrou um convênio com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), para a liberação de recursos dentro do programa de cidade sustentável. Os entendimentos avançaram e, na próxima semana (de 5 a 7 de setembro), Cartaxo vai a Washington (EUA), fechar a parceria com o banco.
Cartaxo terá reunião com a diretoria do BID para a última etapa de preparação do convênio de U$ 100 milhões (cerca de R$ 320 milhões), na forma de recursos necessários para o plano de ação desenvolvido pela Prefeitura para as próximas três décadas. “Precisamos pensar adiante, no futuro”, disse Cartaxo.
Agenda – Além do termo final de parceria com o BID, que será encaminhado à Secretaria do Tesouro Nacional, o prefeito também participa do seminário “Rumo a cidades inovadoras e competitivas”. O encontro prefeitos de outras capitais da América Latina, especialistas, além de organismos internacionais.
O presidente do BID, o colombiano Luiz Alberto Moreno, e gestores à frente de Belize e de Mendonça, na Argentina, estão entre os participantes. Luciano Cartaxo foi convidado pela participação de João Pessoa como uma das cinco cidades brasileiras que integram Programa Cidades Sustentáveis do Banco Interamericano.
Plano de 30 anos – O Plano “João Pessoa, Cidade Sustentável” prevê um conjunto de 60 ações a serem implantadas ao longo 30 anos, das quais algumas já implementadas como em forma de contrapartida com o BID, a exemplo de novos residenciais como o Vista Alegre e o Novo Parque da Lagoa. Entre as novas ações previstas no convênio estão o Centro de Controle da Cidade, integrando diversos setores da administração, a construção de novas moradias e a implantação da Escola de Gestores, voltada para os servidores municipais.