Casa da Pólvora terá programação turística e cultural
A Casa da Pólvora que foi restaurada e, recentemente, reinaugurada pelo prefeito Luciano Cartaxo, vai ganhar uma variada programação turística e cultural, nos próximos meses. Foi o que acertaram o secretário Bruno Farias (Turismo) e o presidente da Funjope, Maurício Burity, durante reunião realizada, nessa quinta (dia 8).
“Trata-se de um dos locais mais belos de João Pessoa e, agora, após a reforma realizada pela Prefeitura, tem tudo para ser um pontos mais visitados de nossa Capital, além de se tornar também um polo para a realização de eventos culturais”, revelou o secretário Bruno Farias. A Casa da Pólvora fica localizada na Ladeira de São Francisco e oferece um espetáculo único do por do sol.
Casa da Pólvora – Trata-se de um marco histórico e um monumento de traços seiscentistas que retrata um período fecundo da História da Paraíba. Foi incorporada no século XVIII à paisagem de João Pessoa como referência de um tempo de afirmação cultural da identidade do povo paraibano, e hoje poderá integrar uma rota dos roteiros fundamentais para o turismo no Estado.
Foi denominada Casa da Pólvora e dos Armamentos por ordem de carta régia do capitão-mor governador Fernando de Barros e Vasconcelos, em 10 de agosto de 1704. Foi concluída em 1710 na administração do capitão-mor governador João da Maia de Gama. É também um símbolo do esforço colonizador português no Brasil.