
A mídia nacional já começa especular um processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes (Supremo Tribunal Federal), por sua suposta tentativa de interferir em favor do Banco Master, junto ao presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, considerado um fato de muita gravidade, segundo reportagem do portal Brasil247.
Durante programa da CBN nacional, os jornalistas Merval Pereira (Rede Globo) e Carlos Alberto Sardenberg classificaram como “gravíssima” a revelação de supostas relações do magistrado com o Banco Master, apontando uma crise de credibilidade no Supremo e afirmando que a situação exige um limite institucional.
A mesma jornalista também publicou a existência de um contrato milionário da banca de advogados de Viviane (esposa de Alexandre) Moraes, no valor de R$ 129 com o Banco Master, com parcelas mensais de R$ 3,6 milhões.
Diálogo – Sardeberg provocou Merval: “A nossa colega Malu Gaspar publicou no blog dela que o ministro Alexandre de Moraes teve pelo menos cinco encontros com o presidente do Banco Central, o Galípolo, para encontros nos quais o ministro Moraes falou ou fez pressão a favor do Banco Master. Merval, é bastante grave, né?”
Merval comentou, respondeu: “É gravíssimo, é gravíssimo. É gravíssimo e isso tem que ter um limite, tem que ter um fim. Porque a cada revelação que aparece sobre interesses privados envolvendo decisões do Supremo perde-se a credibilidade, o Supremo vira um objeto de desconfiança do cidadão.”
CPI de Moraes – Além do pedido de impeachment, que vem sendo especulado pela Globo, mas já articulado pela Oposição no Congresso Nacional, há também um movimento para a instalação de uma CPI, proposta pelo Alessandro Viera (MDB-SE), para quem, “depois do impeachment de dois presidentes, está na hora de chegar também a um ministro do Supremo”.
Pra entender – Tudo começou, quando a jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, publicou reportagem denunciando que o ministro Alexandre de Moraes teria mantido ao menos cinco contatos, incluindo telefonemas e um encontro presencial, com o presidente do Banco Central, para tratar de temas de interesse do Banco Master, controlado por Daniel Vorcaro.
De esquerda – O Brasil247, segundo o Wikipedia, é um portal brasileiro de notícias e análises políticas, com linha editorial identificada com a esquerda política.
CONFIRA VÍDEO PUBLICADO NO X…
(*na imagem acima, o ministro Alexandre de Moraes, sua esposa Viviane e o presidente Lula)