CASO DESK Empresário vai acionar TCE para rever absolvição de Gilberto: “O fato novo foi a condenação criminal”
É bem possível que alguns conselheiros do Tribunal de Contas do Estado fiquem de saia justa, após decisão do juiz Adilson Fabrício (1ª Vara Criminal) de condenar o ex-procurador Gilberto Carneiro a cinco anos de prisão (ainda cabe recurso) por falsificação de documentos no Caso Desk. Como se sabe, em novembro do ano passado, o TCE absolveu Gilberto… exatamente no mesmo caso.
Então, meu caro Paiakan, das duas uma: ou os conselheiros do TCE acertaram em absolver Gilberto, ou o juiz Adílson Fabrício errou em condenar o ex-procurador. Pelo sim, pelo não, o empresário Flávio Rodolfo Pinheiro, autor da denúncia da falsificação, decidiu protocolar um pedido de reabertura do processo no TCE, “diante do fato novo que foi a condenação criminal de Gilberto Carneiro”.
Na sessão, houve um momento curioso em que o relator Antônio Gomes chegou a ironizar que Rodolfo havia acionado Gilberto no TCE, na Justiça, na Polícia Federal, no Ministério Público e “até na arquidiocese”. Segundo o empresário, “os conselheiros agora vão ter um problemão pra resolver, porque absolveram Gilberto alegando que a ação de falsificação havia sido extinta, e está provado que não”.