
Uma movimentação do senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do Progressistas, pode rifar a pré-candidatura do senador Efraim Filho (União Brasil), pelo menos no âmbito da federação entre os dois partidos.
Há alguns dias, segundo registrou a Folha de São Paulo, um encontro de Ciro com o presidente Lula teria sinalizado um pacto para o PT não interferir em sua reeleição ao Senado, no Piaui.
Na prática, Lula apoiaria apenas a reeleição do senador Marcelo Castro (MDB). O arranjo facilitaria a reeleição de Nogueira, já que duas vagas ao Senado estarão em disputa nas eleições de outubro deste ano.
Em contrapartida, Nogueira se comprometeria a manter o Progressistas em posição de neutralidade na disputa presidencial, afastando o partido da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL).
Há reação, o PT do Piaui apoia dois nomes de outros partidos: o aliado histórico Marcelo Castroe o deputado Julio Cesar (PSD), e já se manifestou dizendo que “Ciro teva várias oportunidade, mas traiu”.
Caso se confirme este pacto de Ciro com Lula, há uma primeira consequência, pelo menos na Paraíba: o senador Efraim ficaria sem o comando da federação, e teria que migrar para um outro partido.
Contestou – Já o senador Ciro, diante de toda repercussão, não negou o pacto, mas afirmou que não esteve com o presidente Lula, em agenda não oficial, na data divulgada pela Folha, que teria sido a 23 de dezembro de 2025.