Cássio deverá manter aliança com RC até 2014
Claro que ainda depende de um parecer da Justiça. Mas, se o senador Cássio Cunha Lima não puder mesmo ser candidato a governador em 2014, então a Paraíba estará dividida entre dois cordões, que tem sido a tradição de disputas no Estado desde 1930. De um lado estará o governador Ricardo Coutinho e, de outro, o prefeito Veneziano.
Nesse cenário hipotético, certamente o senador Cássio manterá sua aliança com o governador. Não interessa ao tucano, do ponto de vista político, romper com Ricardo e ser obrigado a se compor com Veneziano e Vital. Mantendo a aliança, permanece ocupando espaços no Governo e pode preparar sua estratégia para 2018, com apoio de RC.
Nesse cenário, siglas como DEM, PTB, PR, PP, PEN e PT deverão procurar encontrar o seu espaço, para se acomodar visando a disputa. O PT pode até lançar candidato próprio, mas apenas se tiver um nome realmente competitivo. O ex-presidente Lula vai precisar de aliados para a sua própria campanha e certamente não arriscará ter ruídos nos Estados.
Então, até pelo imperativo de uma conjuntura nacional, é previsível que PSB e PSDB se mantenham afinados, atraindo parceiros como DEM e PTB. A tendência mais óbvia, claro, ainda diante desse cenário, será uma reaproximação de forças entre PMDB e PT. A fórmula da chapa só deverá ser encontrada, após verificar quem chegou mais fortalecido para a disputa.
Evidente que todo esse cenário poderá mudar, radicalmente até, se Cássio tiver salvo-conduto e possa ser candidato a governador, quando a configuração de forças será diferente.