Cássio: “Em política, às vezes, jogar parado é a melhor tática”
Uma declaração aparentemente fora de contexto dada pelo senador Cássio Cunha Lima, nos últimos dias, causou alguns abalos no Palácio da Redenção, potencializada, claro, pela explícita relação bipolar entre o tucano e o governador Ricardo Coutinho. O registro foi feito pelo jornalista Ilimar Franco, em seu Blog, em O Globo, e não passou despercebida.
Ilimar tratava da decisão do PSDB em lançar um candidato-biombo ao Governo do Rio de Janeiro, Bernardinho, apenas para retardar a escolha do real candidato, quando registrou a declaração de Cássio: “Os tucanos dizem que Aécio espera pela definição do cenário e citam possível aliança com o PMDB. Em política, às vezes, jogar parado é a melhor tática”, sentencia o senador Cássio Cunha Lima.”
Houve quem, imediatamente, traçasse um paralelo entre os casos do Rio de Janeiro e Paraíba. Se no Rio, o PSDB lançou um candidato apenas para preencher o espaço vazio até a escolha do nome definitivo, na Paraíba o senador Cássio transfere a responsabilidade sobre ser candidato ou não ao PSDB. Nos dois casos, ganha-se tempo, apenas “jogando parado”.
Ou parafraseando o título do comentário do jornalista Ilimar Franco (O Rio foi colocado de molho): na Paraíba, a aliança entre o governador e o senador Cássio foi colocada de molho, até talvez o momento mais adequado para uma definição. Como o senador Cássio não é de jogar conversa fora, o Palácio da Redenção registrou sua declaração e acendeu os luminosos no amarelo.
Vem de algum tempo a relação bipolar do senador com o governador. Em alguns momentos, Cássio alfineta o Governo RC em quesitos como segurança pública e funcionalismo. Noutro, reafirma a aliança com o socialista. Mas, mantem a possibilidade de rompimento sempre em pauta, quando revela a aliados o desejo de ser candidato. E abriu a possibilidade concreta de ser, transferindo essa decisão para o PSDB.
Ora, toda Paraíba sabe que as principais (a maioria) liderança do partido querem sua candidatura ao Governo. Se depender apenas deles, o tucano será candidato. Mas, a decisão tem sido adiada, o que obviamente causa um intenso aumento da ansiedade do governador e aliados. Cássio, pelo visto, ganha tempo, apenas jogando parado, a espera do melhor momento para decidir.
Nota na íntegra: “O candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, não terá candidato tão cedo ao Governo do Rio. Para os aliados, Bernardinho só entrou na roda para retardar uma decisão. Os tucanos dizem que Aécio espera pela definição do cenário e citam possível aliança com o PMDB. “Em política, às vezes, jogar parado é a melhor tática”, sentencia o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).”
Mais em http://oglobo.globo.com/blogs/ilimar/