Cássio revela que até abril as águas da Transposição devem chegar ao Açude de Boqueirão
O senador licenciado Cássio Cunha Lima afirmou, em Campina Grande, que o Açude de Boqueirão deve começar a receber as águas da Transposição a partir de abril de 2017. Suas declarações vieram após informações de que a barragem, já operando no volume morto, poderá entrar em colapso na virada do ano, se não houver chuvas até dezembro na região.
Segundo o tucano, “atualmente as obras da Transposição do São Francisco estão próximas dos 95%, ou seja, em sua fase realmente de conclusão, e estão seguindo em ritmo acelerado”, segundo relatório que recebeu do presidente Michel Temer, recentemente. “Foi garantido que até o final deste ano, as obras do Eixo Leste, que favorece a bacia do Paraíba, estarão concluídas”, pontuou.
É grave o problema de abastecimento d’água em Campina Grande, cidade com 400 mil habitantes, já convivendo, desde o ano passado, com racionamento de água. O problema também atinge mais 600 mil em todo Piemonte da Borborema, totalizando cerca de 1 milhão de pessoas que dependem do abastecimento de Boqueirão.
Cássio revelou também estar pressionando o Governo federal para a retomada com toda a força e comprometimento das obras do Eixo Norte que por questões referentes às construtoras tiveram o seu ritmo extremamente diminuído: “É preciso retomar as obras do Eixo Norte, pois a região do Alto Sertão sofre uma seca sem precedentes e a agilidade é fundamental para socorrer as cidades”.