Cerca de 60 mil alunos de João Pessoa ficarão sem aulas hoje e amanhã
Mais de 8,5 mil servidores da área de educação da rede municipal paralisam atividades, hoje (dia 10) e amanhã, em João Pessoa e deixam 60 mil alunos sem aulas. De acordo com Daniel de Assis, presidente do Sindicato dos Professores do Município de João Pessoa (Sintem), é uma “paralisação de advertência para reivindicar da Secretaria Municipal de Educação um reajuste salarial de 16% para os professores”.
Daniel se queixa de ter encaminhado “desde o mês de fevereiro a pauta de reivindicações e não houve resposta por parte da Secretaria, então nós decidimos fazer essa paralisação”. O Sindicato reivindica modificações do plano de cargos, incluindo a garantia do afastamento para cursar pós-graduação sem perdas, com ampliação do tempo das licenças e a progressão funcional para quem está em estágio probatório.
A secretária Edilma Ferreira (Educação) revelou, esta manhã, que uma equipe da secretaria em conjunto com a Secretaria Administração vem “realizando um levantamento financeiro para apresentar a contraproposta aos professores e demais servidores da educação e, logo após, os servidores serão chamados para negociar”.
Paralisação – Segundo Daniel, a paralisação atinge 95 escolas e 34 Creis: “Nossa estimativa é que 8.500 servidores participem do ato.” O salário base dos professores varia de R$ 1.824,92a R$ 2.433,36. Segundo Edilma, os alunos não sofrerão perdas, porque “as aulas suspensas agora serão repostas ao longo ao ano letivo”.