CHEGOU AO TCE… Operação Xeque-Mate cumpre mandado de busca e apreensão em casa de conselheiro e sede de ONG
Não é de hoje que vicejam críticas em relação alguns membros do Tribunal de Contas do Estado. Há poucos meses, por exemplo, uma surpreendente decisão absolvendo o ex-procurador Gilberto Carneiro no caso Desk causou intensa revolta de auditores e integrantes do Ministério Público de Contas. Agora, a Operação Xeque-Mate chega, finalmente, ao coração do TCE. É um ferimento grave.
E atinge dois conselheiros: Fernando Catão e Nominando Diniz. Catão foi um dos alvos de mandados de busca e apreensão nas primeiras horas desta quarta (dia 22). Nominando foi citado em conversa gravada pela força tarefa com autorização da Justiça. O assunto: impedimentos para a construção do shopping Pátio Intermares, para atender a uma pretensão do empresário Roberto Santiago.
Cerca de 30 policiais participaram da operação, coordenada pelo Gaeco (Ministério Público). Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, sendo um deles na Apam (Associação de Proteção do Meio Ambiente), com sede em Campina Grande. Esta ONG teria tentado obstaculizar a construção do shopping, e pressionado os conselheiros, alegando irregularidades ambientais.
Mensagens – Conforme o Gaeco, a troca de mensagens, envolvendo conselheiros, Santiago e a ONG começou a 21 de abril de 2015. Num dos diálogos, Santiago pergunta a Catão se (a proibição do shopping concorrente) “vai ser do jeito fácil”. Catão se confunde, ao dizer inicialmente, “sim”, mas se corrige e diz “não”. Na sequência, o empresário teria procurado Bruno Nepomuceno, filho de Catão, para tentar resolver o “problema”.
Depois, como se sabe, Catão teria decidido pelo impedimento à construção do shopping, atendendo pedido da Apam. Mas, na sequência, houve um parecer contrário do Ministério Público de Contas e o TCE recuou, determinando a liberação para a implantação do empreendimento, algo que deixou Santiago muito aborrecido com Catão, e até se queixou ao então senador Cássio Cunha Lima (sobrinho de Catão).