Choque com Ouvidora faz Coronel Euler balançar no Comando da PM
O Dia de Finados avivou muitas especulações em torno da permanência do coronel Euler Chaves à frente do Comando da Polícia Militar da Paraíba. Conforme informações que transitam nos bastidores dos quartéis do Estado, Euler entrou em rota de colisão com a advogada Valdênia Aparecida Paulino Lanfranchi, que vem a ser a ouvidora-geral da PM.
Segundo comentários frequentes, Valdênia tem mais prestígio com o governador Ricardo Coutinho do que o comandante da PM. Nas últimas semanas, o clima ficou mais tenso entre eles, diante da cobrança do governador por resultados concretos na área de segurança pública, e observações sobre os relatórios que a ouvidora tem levado ao Governo.
Por outro lado, conforme relato que circula nos quartéis, sempre que precisa adotar uma medida mais impopular dentro da corporação, o coronel atribui a iniciativa à ouvidora, o que tem agravado ainda mais as relações conflituosas entre eles. Nas últimas horas, vários oficiais procuraram o Blog para externar a suspeita de que “o coronel Euler está por um triz”.
Ouvidoria de Polícia da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds) é um órgão auxiliar do poder executivo na fiscalização dos serviços e atividades da polícia estadual. É de sua competência receber denúncia de qualquer pessoa, seja civil, militar ou outro servidor público, contra agentes policiais. E ai residem as divergências entre Valdênia e o coronel Euler.