Cícero ganha mais uma contra RC às vésperas da eleição
O senador Cícero Lucena conseguiu uma vitória importante sobre o governador Ricardo Coutinho, nos momentos derradeiros da campanha: mais uma absolvição em uma das (mais de dez) ações movidas pelo então prefeito RC contra ele e que redundaram na famosa Operação Confraria. Cícero já foi absolvido de outras ações antes.
Na ação, Ricardo reivindicava a indisponibilidade de seus bens e o ressarcimento de cerca de R$ 11 milhões aos cofres da Prefeitura de João Pessoa. A juíza federal Cristina Maria Costa Garcez (3ª Vara Federal) entendeu que não houve dano ao erário e mandou extinguir a ação.
A sentença da magistrada, emitida no último dia 3 de setembro, foi baseada nas próprias análises técnicas de contas realizadas pelo Ministério da Saúde e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que já haviam isentado anteriormente o senador tucano de culpa nas acusações.
Trata-se de uma decisão que, de um lado desagrava o senador dos frequentes ataques desfechados por candidatos adversários se referindo ao seu envolvimento no Caso Confraria. De outro, é uma resposta emblemática contra Ricardo Coutinho, responsável pelas ações contra ele.
O problema foi o dano causado à imagem do tucano, ao longo desses anos e durante a campanha. Resta saber se, diante da exiguidade do tempo até o veredicto das urnas, haverá espaço para alguns eleitores reformularem seu julgamento em relação à biografia do candidato.