Cida Ramos terá chance de entrar pra valer na disputa contra Cartaxo e Manuel Júnior?
Não foi nenhuma surpresa a oficialização da candidatura da secretária Cida Ramos (Desenvolvimento Humano) pelo PSB. Foi a crônica de um lançamento anunciado. Para a deputada Estela Bezerra resta amargar o fato de ter sido preterida duas vezes. A primeira, quando disputou contra o secretário João Azevedo (Infraestrutura)…
E, agora, ao ser trocada por Cida Ramos. Estela passou a ter chance zero, desde que caiu em desgraça perante o governador Ricardo Coutinho, seja no caso de ter acirrado a disputa pela liderança da bancada do Governo na Assembleia, seja por ter feito (segundo disse um deputado do PSB) “corpo mole” quando RC tentou recriar o Tribunal de Contas dos Municípios.
E Estela não é exatamente amada pela bancada governista, além de experimentar uma considerável rejeição, segundo pesquisa encomendadas internamente pelo próprio governador. Sem Estela, o governador ficou sem muitas opções. E fez a escolha por Cida, considerando ser uma mulher na disputa, com um estilo mais light de fazer política, e sem tantas arestas, fora ou dentro do PSB.
Cida tem chances de reverter o cenário da disputa? Um cenário que, a preço de hoje, favorece grandemente o prefeito Luciano Cartaxo e o deputado Manuel Júnior. Pergunta de difícil prognóstico. O certo é que ela vai precisar muito mais do que apenas o apoio do governador para se consolidar no embate. RC claramente não está num bom momento.
Em princípio, Cida só terá como entrar no páreo se conseguir convencer o eleitorado de que representa realmente algo novo na disputa. Que, apesar de ter sido indicada pelo governador, não será apenas um poste, ou uma marionete de sua excelência, algo que pesou demais contra Estela há quatro anos. Resta saber se o governador compreenderá.
Por fim, é prudente não esquecer que ela tem muito pouco tempo para consolidar uma candidatura realmente sólida, mesmo contando com a máquina do Estado em seu favor.