CIDADES EMPREENDEDORAS Campina lidera ranking da Inovação no Nordeste e fica em 11º lugar entre as 100 mais do País
Estudo da Enap (Escola Nacional de Administração Pública) e a Endeavor apontou Campina Grande como líder no quesito Inovação do Índice de Cidades Empreendedoras do Brasil no Nordeste. Campina aparece na posição 11ª, com 7.4853 pontos , no ranking nacional, que é liderado por Florianópolis.
Campina Grande superou grandes centros como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Conforme o estudo, apenas três cidades fora do eixo Sul-Sudeste apresentam destacadas colocações no índice temático de Inovação: Campina Grande, Belém e Recife.
De acordo com os pesquisadores, o sucesso da cidade vem, dentre outros, do seu polo que reúne empresas de base tecnológica, instituições como a UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), além de escolas técnicas e centros de apoio à pesquisa como a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba.
Base acadêmica – Também pesa a elevada proporção de mestres e doutores em tecnologia, numa configuração que explica o bom desempenho da cidade quanto ao registro de patentes, visto que a concentração de mão de obra qualificada e investimentos públicos são substanciais para a geração de patentes e a realização de atividades inovadoras que atribuem às empresas um diferencial competitivo em relação às demais.
Enap e Endeavor – A Enap oferece capacitação para que gestores e servidores públicos de todo o país sejam capazes de diagnosticar e aplicar as melhores estratégias para lidar com cada um dos seus desafios. Já a Endeavor é uma organização global, sem fins lucrativos, com a missão de apoiar empreendedores que aceleram o crescimento do país.
Pesquisa – Foram analisados, com base em dados de 2020, os 100 maiores municípios brasileiros nesta nova edição. As duas organizações partilham a crença de que melhorar o ambiente de negócios local e fomentar o empreendedorismo nas cidades, são caminhos importantes para promover o desenvolvimento do país.
(mais em https://ice.enap.gov.br/ranking/tabela)